Domingo, 23 de Novembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Notícias /
Local

Açores: Crise sísmica na Graciosa "condiciona" visitas à Furna do Enxofre

Publicado: 2012-03-23 13:09:45 | Actualizado: 2012-03-23 13:13:20
Por: António Gil
Açores: Crise sísmica na Graciosa condiciona visitas à Furna do Enxofre

A atividade sísmica na Graciosa, Açores, mantém-se "acima dos níveis de referência", sendo desaconselhada a circulação de pessoas no topo da arriba entre Porto Afonso e a Baía do Filipe, concluiu a missão geológica realizada nesta ilha.


Os cientistas da Universidade dos Açores que estiveram na Graciosa entre domingo e terça-feira consideram ainda que as visitas à Furna do Enxofre, um dos 'ex-libris' da ilha, devem continuar "condicionadas" devido à possibilidade de queda de rochas dos tetos daquela cavidade.

O relatório com as conclusões da missão confirma que a crise sísmica que se tem desenvolvido a sudoeste da ilha desde o início deste mês "mantém características tectónicas, não se tendo detetado quaisquer sinais de natureza vulcânica".

Os investigadores, que observaram arribas e recolheram amostras de gases e de águas, cartografaram alguns deslizamentos de terras, o maior dos quais a cerca de 500 metros a leste da Ponta Branca, envolvendo o escorregamento de escórias e pedra-pomes.

"A encosta encontra-se ainda muito instável, continuando a cair algum material, incluindo blocos, cinzas e poeiras", refere o relatório, acrescentando que "as observações que apontavam para a existência de fumarolas, correspondem a nuvens de poeiras levantadas pela ação dos ventos".

A análise dos gases libertados ao nível da fumarola da Furna do Enxofre e, de forma difusa, através dos solos, "não revelou alterações significativas relativamente aos valores de referência".

"O fluxo de dióxido de carbono e a temperatura do solo no interior da Furna do Enxofre estão dentro dos intervalos observados desde 2003", refere o documento, acrescentando que "a desgasificação através dos solos na zona da Ribeirinha e da Serra Branca pode-se considerar normal".

(FR/Lusa)

 
Graciosa Online | Luís Costa
Finalmente!
Comunidades | Irene Maria F. Blayer - Lelia Pereira Nunes
Victor Meireles, "O peso do vento" - c/áudio Olegário Paz
Graciosa Online | Luís Costa
Jogo em direto
As Menoridades Políticas
Eduardo Ferraz da Rosa
As Menoridades Políticas
O bocejo
Cláudia Cardoso
O bocejo